Todos nós, ao longo da vida, buscamos nos encontrar equilibrados e mais conscientes. Alguns buscam isso em diferentes terapias, outros começando algo novo e alguns por meio das artes e da expressão.
Existem diferentes formas de incorporar a expressão à cura emocional, uma delas é a escrita terapêutica ou expressiva – ou ainda Narrativas de Vida, como chamamos por aqui. O mais interessante é que ela demanda muito pouco para já ser inserida na rotina.
Para praticá-la e usufruir de seus benefícios, você não precisa ser um escritor profissional. Ela pode começar assim que você estiver de posse de papel e caneta – e curiosidade para botar para fora tudo o que sente.
Ela pode ser feita individualmente, pode ser guiada por um profissional ou por meio de experiências em grupo. A escrita terapêutica pode também complementar processos de autoconhecimento, expandindo e acelerando processos.
A terapia expressiva nos ajuda a impulsionar a compreensão de quem somos por meio da elaboração da nossa personalidade. Tomamos mais consciência de quem fomos, somos e queremos ser, respeitando a nós mesmos e reduzindo o autojulgamento.